Pages

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conheça melhor os seus cabelos


“EM TODAS as épocas e culturas”, diz uma obra de referência, “o cabelo sempre revelou algo sobre a pessoa”. Não é para menos que há tanto interesse em manter o cabelo bem tratado e bonito."

Fiz uma pesquisa nos principais salões de beleza do Rio e Salvador e fiz um pequeno questionário.
Todas as respostas foram baseadas em vivências minhas e conversas com donos de salões de beleza

Crescimento e queda de cabelos



Qual é a estrutura do fio de cabelo?




O fio de cabelo é composto de células de queratina, uma proteína fibrosa, tendo como base o folículo, uma reentrância no couro cabeludo. Na base de cada folículo fica a papila, que é bem irrigada por vasos sanguíneos. A papila produz células capilares que, ao serem forçadas a subir pelo folículo, juntam-se e formam o fio de cabelo.

Muitos dizem que aparar o cabelo acelera o crescimento dos fios. É assim mesmo?

Não, não é. Muitas pessoas dizem isso por acharem que os fios de cabelo são alimentados pelo corpo, assim como os ramos da árvore são nutridos pelo tronco. Mas não é assim. Quando o fio cresce e aparece no couro cabeludo, já é célula morta. Por isso, aparar o cabelo não estimulará o seu crescimento.

Por que o cabelo fica branco?

A camada interna do fio de cabelo contém um pigmento responsável pela coloração. À medida que morrem as células produtoras do pigmento, os cabelos vão embranquecendo; é uma conseqüência natural do envelhecimento. Por outro lado, o embranquecimento precoce pode ser causado por fatores genéticos ou doenças. Mas dizer que o cabelo fica totalmente branco da noite para o dia não tem fundamento. O pigmento fica armazenado sob o couro cabeludo e leva algum tempo para o fio branco crescer (cerca de 1 centímetro por mês) e se tornar perceptível.

O que causa a queda de cabelos?

A perda de cabelos faz parte do ciclo de vida natural do cabelo. O normal é perder entre 50 e 80 fios de cabelo por dia. Mas a calvície do tipo androgênico masculino é hereditária e pelo que tudo indica é o resultado de desequilíbrio hormonal que leva a uma perda anormal e permanente de fios de cabelo, conhecida como alopecia.

Alguns dizem que o cabelo reflete a saúde da pessoa. Concordam com isso?

Concordamos, sim. Há vasos sanguíneos sob o couro cabeludo cuja função é nutrir o cabelo. Por isso, uma cabeleira saudável é sinal de boa irrigação sanguínea. Por outro lado, a pessoa que não se alimenta bem ou abusa de bebidas alcoólicas corre o risco de ficar com o cabelo sem vida, fraco e quebradiço, pois o sangue não chega a nutrir bem os fios. A queda de cabelo ou fios fracos pode ser um dos primeiros indícios de doença ou de gravidez.

Couro cabeludo e cabelos saudáveis


Qual é a maneira correta de lavar o cabelo e o couro cabeludo?

Temos notado que a maioria das pessoas com problemas de couro cabeludo ressecado lava a cabeça com muita freqüência. É verdade que se não lavar a cabeça regularmente, a oleosidade dos fios atrairá sujeira e lâminas de descamação da pele, que forçosamente acabarão obstruindo os dutos de óleo que levam aos folículos. Por outro lado, esses óleos naturais protegem a pele contra bactérias nocivas e fixam a água na pele, mantendo-a hidratada. A lavagem em excesso remove essa camada protetora do couro cabeludo e acaba provocando o ressecamento. A maioria dos profissionais recomenda lavar o cabelo só quando estiver sujo. Os que têm cabelos oleosos devem lavar mais vezes do que os que têm cabelo normal ou seco.

Ao lavar a cabeça, massageie o couro cabeludo a fim de remover as células mortas, estimular a irrigação sanguínea e aumentar a absorção de nutrientes. É muito importante enxaguar bem o cabelo. Sabemos que para não ressecar e rachar a pele das mãos depois de ensaboá-las é preciso enxaguá-las bem. Da mesma forma, ao lavar o cabelo é importante enxaguá-lo bem para remover todo o xampu e para não ressecar o couro cabeludo provocando descamação da pele.

Qual é o tratamento indicado para o couro cabeludo ressecado?

Beba bastante água e coma alimentos nutritivos para hidratar a pele, ativar a irrigação sanguínea e aumentar a absorção de nutrientes. Use xampu neutro e massageie o couro cabeludo com regularidade. Alguns acham bom passar condicionadores sem enxágüe e loções para hidratar o couro cabeludo.

O corte




O que é bom ter em mente ao ir ao cabeleireiro?

Ao decidir mudar o corte, leve uma foto de como você quer que ele fique e talvez outra de como não quer que ele fique. Seja franca. Converse com o cabeleireiro e explique o que tem em mente e o tempo de que dispõe para a manutenção diária, visto que alguns cortes exigem mais cuidados do que outros. Tenha em mente que o cabeleireiro só chegará a conhecer o seu cabelo e o seu gosto depois de umas duas ou três sessões. Então dê uma chance a ele em vez de logo ir procurar outro.

Seu cabelo diz muito sobre você





O corte e o tratamento que dispensa ao cabelo revelam muito sobre a sua pessoa. As tendências da moda, crenças religiosas e conceitos sociais e políticos sempre influenciaram muito os cortes de cabelo. Uma hora a moda é cabelo curto, outra hora é alisado, cacheado, tingido, com alongamento de fios e uma variedade de outros cortes e processos. Agora, olhe bem para o seu cabelo. O que ele diz sobre você? O cabelo bem tratado, com corte bonito, orna muito bem a pessoa e chama a atenção dos outros por ser de muito bom gosto.



Dúvidas ou Sugestões
tchumidjo@gmail.com

Um comentário:

Catarina disse...

Seu blog é quem nem Bombril, mil e uma utilidades.

Boa sorte.

Abraços