Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A arte de pintar com palavras



O POETA é um misto de pintor e compositor, cuja arte reflete raciocínio e sensibilidade. Não é para menos que poemas bem escritos inspiram, fazem pensar, rir e chorar. O livro The Need for Words (Por que Precisamos de Palavras) diz: “A poesia nada mais é que palavras organizadas para produzir um impacto forte e imediato. Isso em parte explica por que os grandes poemas . . . são inesquecíveis.”

Um belo poema quase sempre revela profundeza de raciocínio. A poesia tradicionalmente aborda os temas cruciais da vida — relacionamentos, amor, espiritualidade, natureza e o sentido da vida. Não surpreende, assim, que a poesia seja uma das formas mais antigas de expressão artística. Comparando-a com a prosa (linguagem escrita comum), certo poeta famoso disse que se ambas falassem sobre a mesma coisa e fossem igualmente bem redigidas, ‘o verso seria lido cem vezes ao passo que a prosa, apenas uma’.
Como deve ter notado, porém, a poesia assume muitas formas. Algumas rimam, outras não. Às vezes até se confunde com a prosa. Assim, o que é, exatamente, a poesia?

O que é poesia?



The Macquarie Dictionary define a poesia como “a arte da composição rítmica, escrita ou falada, capaz de nos emocionar pela beleza, criatividade ou nobreza de sua mensagem” e como “obra literária metrificada; verso”. Repare que há dois aspectos fundamentais na poesia: o ritmo e a métrica. O ritmo faz parte do mundo que nos rodeia: está presente nas marés, nas estações do ano e até mesmo nas batidas do coração. No verso, o ritmo é a cadência do som: quando lemos, percebemos que algo se repete a intervalos regulares. A métrica é o arranjo do ritmo, e pode variar de um poema para outro. Outro recurso poético muito conhecido é a rima. As sílabas que rimam em geral se acham no fim do verso. Naturalmente, há diversos tipos de rima. Às vezes elas são consecutivas, em outros casos, são mais distantes.

O poema haicai japonês não depende de rima, mas é famoso por combinar a beleza de expressão com impressionante brevidade. Ele condensa a mensagem em apenas três versos com 17 sílabas: 5 no primeiro e terceiro versos e 7 no segundo. Devido à sua beleza e simplicidade, tem sido uma opção ideal para muitos iniciantes, mesmo para crianças do jardim-de-infância.

Tradicionalmente, a poesia é conhecida por transmitir uma mensagem profunda em poucas palavras. The World Book Encyclopedia diz que os versos “sugerem muito mais do que dizem. Eles agitam a nossa imaginação . . . A linguagem da poesia é condensada, e entender o significado de uma única palavra pode de repente elucidar o inteiro poema, dando asas à imaginação.” Naturalmente, talvez tenha de ler alguns poemas diversas vezes para compreender o seu pleno significado.

Para criar os efeitos desejados, os poetas escolhem as palavras da mesma forma que um joalheiro escolhe as pedras.  A poesia hebraica, que costumava ser cantada com acompanhamento musical, não depende de rima. O ritmo está na repetição de idéias — um recurso literário chamado paralelismo. Os versos podem apresentar expressões sinônimas ou antíteses. Com freqüência o segundo verso amplia a compreensão do primeiro acrescentando algo novo. "Felizes os sem defeito no seu caminho, os que andam na lei de Deus".

Repare que o segundo verso mostra que ser sem defeito significa andar na lei de Deus. O fato de o hebraico bíblico empregar paralelismo, ou ritmo, em vez de rima, facilita a tradução.

Veículo de todas as emoções




Da mesma forma que a música, a poesia transmite uma ampla gama de emoções. Note o misto de alegria incontida e a sensação de uma longa espera recompensada nas palavras de Adão quando Deus lhe apresentou Eva no jardim do Éden:


Esta, por fim, é osso dos meus ossos
E carne da minha carne.
Esta será chamada Mulher,
Porque do homem foi esta tomada.
— Gênesis 2:23.

O que impressiona nessa passagem é seu conteúdo literário e o sentimento transmitido em apenas alguns versos — numa concisão ainda maior no idioma original. Igualmente, os livros poéticos de Jó, Salmos, Provérbios e Lamentações transmitem um amplo espectro de emoções. No hebraico original, o primeiro salmo começa com a palavra “feliz”, ou “bem-aventurado”. Observe a riqueza das figuras de linguagem, uma característica notável na poesia hebraica:

"Ó Deus, tu és o meu Deus, continuo à tua procura.
Minha alma está sedenta de ti.
Minha carne enfraqueceu de anseio por ti
Numa terra árida e esgotada, onde não há água."


Facilita a memorização


"Os ídolos deles são prata e ouro,
Trabalho das mãos do homem terreno.
Têm boca, mas não podem falar;
Têm olhos, mas não podem ver;
Têm orelhas, mas não podem ouvir.
Têm nariz, mas não podem cheirar.
As mãos são deles, mas não podem apalpar.
Os pés são deles, mas não podem andar;
Não proferem som algum com a sua garganta.
Iguais a eles se tornarão os que os fazem,
Todos os que neles confiam."

Sem dúvida, a maioria dos profetas não tem dificuldade de lembrar de uma passagem vívida e vigorosa como essa.

Gostaria de escrever poemas?




A poesia faz parte de nossa vida — ela está presente nos versinhos e canções infantis e até em jingles, ou músicas de propaganda. Assim, a maioria das pessoas conhece pelo menos os princípios básicos da versificação. Mas se quiser escrever poemas, convém primeiro ler diversos gêneros de poesia. Isso o familiarizará com os princípios da composição de versos, além de ampliar seu vocabulário. Naturalmente, é preciso ser seletivo para não se expor a matérias objetáveis ou degradantes. E a melhor maneira de aprender a fazer versos, sem dúvida, é sentar-se com um papel e lápis e começar a escrever.

Com o tempo poderá até conseguir fazer poemas para a família e os amigos. Por que não tenta expressar seus pensamentos em verso ao enviar a alguém um cartão de agradecimento ou desejando melhoras? Seu poema não precisa ser longo nem excepcional. Apenas escreva alguns versos expressando o que há no coração. O resultado de seu esforço não só dará a você prazer e satisfação como também agradará a pessoa que o recebe, ao ver que você fez um esforço para expressar seus sentimentos de uma maneira criativa e de coração.
Você não precisa ser um gênio literário para escrever poemas, assim como não precisa ser um grande chef para preparar uma refeição. A receita é juntar a inspiração com o desejo, a imaginação, o esforço e a persistência. O resultado poderá ser surpreendente.

Nenhum comentário: