Pages

sábado, 26 de novembro de 2011

Como ser dono do seu tempo!

 HOJE EU TOU INSPIRADO...

“Para tudo há um tempo determinado.” — Eclesiastes 3:1.

A FIM de conseguir tempo para as coisas que realmente importam, você precisa saber quais são elas. Isso será mais fácil se estiver claro para você quais são seus valores e objetivos, bem como atividades específicas que ajudem a alcançá-los.

Assim, o primeiro passo é definir seus valores. Tente fazer uma lista de todos os que consegue lembrar, como família, amizades, trabalho, educação, realizações, aparência, dinheiro, felicidade, casamento, bondade e saúde física e espiritual. Daí, pergunte-se: ‘Quais desses valores são os mais importantes para mim?’

Depois, pense em todos os objetivos que gostaria de alcançar. Qual é a diferença entre valores e objetivos? Podemos dizer que os valores são contínuos, ao passo que os objetivos podem, em algum ponto, ser alcançados e dados como concluídos.
Que objetivos você pode tentar alcançar? Passar mais tempo com a família? Achar um emprego melhor?

Aprimorar suas habilidades num hobby favorito? Aprender outro hobby? Melhorar algum traço de sua personalidade? Sair de férias? Ler ou escrever um livro?

A seguir, decida quais desses objetivos são os mais importantes para você. Certifique-se de que sejam compatíveis com seus valores. Por exemplo, se seu objetivo é ficar muito rico, mas um de seus valores é a família, talvez você se veja diante de um conflito.
Agora, pense em atividades que contribuem para alcançar cada objetivo que você escolheu. Por exemplo, se um de seus objetivos é perder peso, fazer exercícios é uma atividade que pode ajudá-lo.

Se seus objetivos estiverem de acordo com seus valores e você fizer as atividades que contribuem para alcançar esses objetivos, sua vida estará bem direcionada. Você dedicará mais tempo às coisas que considera importantes. É claro que isso não significa ser insensível às necessidades e desejos dos outros. (Filipenses 2:4) Mas significa que estará em melhores condições para identificar e recusar oportunidades que não têm nada a ver com o que realmente vale a pena.
Sem dúvida, haverá desafios. Algumas tarefas podem ter relativamente pouca importância e ainda assim serem necessárias. Elas talvez preencham seu dia inteiro, deixando pouco ou nenhum tempo para as coisas mais importantes. E pode ser que surjam emergências ou que sua situação na vida sofra mudanças, interferindo em sua programação. No entanto, por tomar medidas práticas para dedicar mais tempo às coisas importantes, você terá mais controle sobre como usa o tempo e administra a vida.

OS ORGANIZADORES ELETRÔNICOS POUPAM TEMPO?



  
 Para algumas pessoas sim, para outras são um desperdício de tempo. Por exemplo, um PDA (sigla em inglês para assistente pessoal digital) talvez tenha calendário, agenda de telefones e endereços, lista de tarefas, editor de texto, bloco de notas, câmera, acesso a e-mail e internet. Esse tipo de aparelho pode poupar tempo, desde que esteja atualizado e sempre com a pessoa. Mas ela pode facilmente perder tempo se ficar navegando sem um objetivo específico, fazendo atualizações, baixando programas, comprando acessórios desnecessários, personalizando o aparelho ou deixando que ele interfira nas responsabilidades e atrapalhe relacionamentos importantes.
  Dica: Pesquise antes de comprar. Se um equipamento eletrônico falha com frequência, muito tempo será gasto para consertá-lo. Além disso, se ele vai poupar ou desperdiçar tempo depende do usuário. Então, faça bom uso do aparelho.
Recorte e Guarde
20 modos de criar mais tempo



“Prossegui andando em sabedoria . . . , comprando para vós todo o tempo oportuno.” — Colossenses 4:5.

DEPOIS de identificar as atividades com as quais você quer preencher seus dias e horas, o desafio é passar da teoria otimista para a prática. As seguintes sugestões podem ajudá-lo a fazer isso.

1 FAÇA UMA LISTA DAS TAREFAS DO DIA. Numere os itens na ordem em que pretende cumpri-los. Indique os que merecem mais tempo. Tique cada item concluído. Passe as tarefas não realizadas para a lista do dia seguinte.

2 SINCRONIZE SEUS CALENDÁRIOS E AGENDAS. Não corra o risco de perder um compromisso porque está anotado em apenas uma de suas agendas. Se você tem um calendário em seu computador e outro num aparelho portátil, tente sincronizá-los.

3 ESCREVA UM “PLANO DE AÇÃO” contendo todos os passos envolvidos num projeto, e coloque-os na sequência apropriada.

4 TENTE PROGRAMAR AS TAREFAS MAIS IMPORTANTES PRIMEIRO. Será mais fácil conseguir tempo para as menos importantes.

5 SEJA REALISTA AO DEFINIR SEUS OBJETIVOS. Está mais ao seu alcance melhorar sua habilidade numa tarefa específica do que se tornar o presidente de sua empresa.

6 RECONHEÇA QUE VOCÊ NÃO TERÁ TEMPO PARA FAZER TUDO. Dê preferência às atividades que produzem os resultados mais importantes. Mas o que dizer das tarefas que são urgentes ou que simplesmente precisam ser feitas? Se elas não puderem ser canceladas nem delegadas, tente fazê-las em menos tempo. Algumas tarefas sem importância podem esperar meses se necessário ou talvez nem precisem ser feitas. Reserve o máximo de tempo possível para atividades relacionadas com as coisas que você acha que valem a pena, levando em conta seus objetivos.

7 ANOTE O TEMPO GASTO em suas atividades por uma ou duas semanas para descobrir aonde o seu tempo está indo. Você perde muito tempo em atividades sem importância? Será que a maioria das interrupções vem sempre das mesmas pessoas? Existe um período do dia ou da semana em que é mais provável você ser interrompido? Elimine atividades que se infiltraram na sua rotina e que desperdiçam tempo.

8 PROGRAME MENOS ATIVIDADES. Se você planeja colocar a leitura em dia, ir ao mercado, consertar o carro, receber amigos e ver um filme — tudo no mesmo dia —, vai ser uma correria, e você não aproveitará nada.

9 REDUZA AS INTERRUPÇÕES. Reserve um período do dia no qual você não permitirá interrupções, a menos que seja absolutamente necessário. Se possível, deixe o telefone desligado nesse período. Além disso, desative os pop-ups, ou lembretes eletrônicos, se eles costumam atrapalhar seu trabalho.

10 PROGRAME A TAREFA MAIS DESAFIADORA PARA O PERÍODO DO DIA EM QUE VOCÊ ESTÁ MAIS DISPOSTO E ALERTA.

11 FAÇA A TAREFA MAIS DESAGRADÁVEL O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Depois de concluí-la, você se sentirá mais animado para realizar as atividades menos desafiadoras.

12 DEIXE UM TEMPO RESERVADO PARA OS IMPREVISTOS. Se você acha que pode chegar a um lugar em 15 minutos, prometa estar lá em 25 minutos. Se acha que um compromisso durará uma hora, reserve uma hora e vinte minutos. Deixe uma parte do seu dia sem compromissos.

13 APROVEITE BEM O TEMPO. Por exemplo, ouça as notícias ou uma gravação enquanto faz a barba. Leia enquanto espera um trem ou durante a viagem. É claro que você pode usar esse tempo para relaxar. Mas não o desperdice, caso contrário, vai se arrepender.

14 SIGA O PRINCÍPIO 80/20. Se você alistou dez tarefas, quais são as duas mais importantes? Será que uma certa tarefa poderia ser dada como praticamente concluída se você desse atenção apenas aos aspectos mais importantes dela?

15 QUANDO SE SENTIR SOBRECARREGADO COM O TRABALHO, escreva cada tarefa em pequenos cartões. Daí divida os cartões em dois grupos: “Atividades de Hoje” e “Atividades de Amanhã”. No dia seguinte, faça o mesmo.

16 TIRE TEMPO PARA DESCANSAR REGULARMENTE. Voltar para o trabalho com a mente e o corpo descansados pode ser mais produtivo do que trabalhar horas extras.

17 PONHA POR ESCRITO. Escreva um problema, explique por que ele está incomodando você e aliste todas as soluções que conseguir pensar.

18 NÃO SEJA PERFECCIONISTA. Saiba quando parar e passe para a próxima atividade importante.

19 SEJA PROFISSIONAL. Não espere ter vontade para executar uma tarefa. Simplesmente comece a trabalhar.

20 SEJA FLEXÍVEL. Essas são apenas sugestões, não regras. Coloque-as em prática, descubra quais funcionam melhor e adapte as ideias às suas circunstâncias e necessidades.

Fica ai a dica, comentem por favor. 


Thiago Bastos
Dúvidas e Sugestões
tchumidjo@gmail.com

Nenhum comentário: