Pages

sábado, 26 de novembro de 2011

Coisas que todo mundo já sabe

Observando o Mundo

“Estima-se que o valor gasto mundialmente para fins militares em 2008 tenha sido cerca de 1,5 trilhão de dólares. Isso representa um aumento . . . de 45% desde 1999.” — INSTITUTO DE PESQUISAS PELA PAZ INTERNACIONAL EM ESTOCOLMO, SUÉCIA.

“De acordo com o Google, bilhões de sites são adicionados [à internet] todo dia.” — NEW SCIENTIST, GRÃ-BRETANHA.

“Segundo estimativas, a fome mundial chegaria a um marco histórico em 2009, com pouco mais de 1 bilhão de pessoas passando fome todos os dias.” — ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO, ITÁLIA.
 
Primeiro camelo clonado

Desde 1996, quando pesquisadores clonaram uma ovelha pela primeira vez, a mesma técnica tem sido usada para produzir vários outros mamíferos, como vacas, cabras e cavalos. Agora cientistas numa instituição de pesquisa veterinária em Dubai clonaram pela primeira vez um camelo. O filhote, uma fêmea, recebeu o nome de Injaz, que em árabe significa “façanha”. “A clonagem de animais . . . já deixou de ter um caráter meramente experimental”, disse o jornal The National de Abu Dhabi. “No futuro, o programa analisará as possibilidades de usar a clonagem para perpetuar os genes de valiosos camelos de corrida e produtores de leite.”
 
Colisão de satélites

“Com o passar dos anos, as rodovias orbitais acima da Terra têm ficado mais congestionadas, mas foi só em fevereiro [de 2009] que dois satélites sofreram uma colisão grave”, disse a revista Science News. Uns 800 quilômetros acima da Sibéria, um satélite de comunicação americano, que estava ativo, colidiu com um equipamento militar russo desativado. Os destroços desse acidente somam 700 fragmentos grandes. Quanto mais destroços houver em órbita, maior a probabilidade de outro acidente. Hoje, estações de rastreamento monitoram a órbita de cerca de 18 mil itens de lixo espacial com mais de 10 centímetros de comprimento. Mas uma colisão com qualquer objeto maior que uma ervilha, movendo-se a uma velocidade orbital, pode ser catastrófica para satélites ou até para voos tripulados.
 
Desativador de carro

“Poucas pessoas deixam de pagar a conta do celular porque sabem que, se não pagarem, o telefone para de funcionar”, comentou o jornal The Wall Street Journal. Agora o mesmo princípio está sendo usado em carros. “Revendedoras de carros estão instalando equipamentos com sistema remoto que bloqueia o funcionamento do carro caso o comprador atrase muito os pagamentos”, disse o jornal. Esses equipamentos — ligados ao sistema de ignição — fazem parte das condições de pagamento para clientes com perfil arriscado e podem ser removidos quando os empréstimos são quitados. Mas raramente se chega a ponto de imobilizar algum veículo, disse o jornal, porque o equipamento acende luzes e produz sons de aviso que “estimulam os clientes a ficar em dia com os pagamentos”.

Nenhum comentário: