Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Refletir é viver.

O monte torto

Bom noite amigos! Um história maravilhosa que podermos enxergar à nós mesmos, os outros  e os nossos relacionamentos à partir de um olhar mais generoso e menos crítico. Divirtam-se 

Um dia, diante de  um velho monte torto todo envergado pelo milhões de anos que se passaram, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que “conseguisse ver o monte posição correta”.

Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio daquele homem sábio e generoso, mas como conseguiriam  enxergar o monte na posição correta? O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista, ou ter um bom pescoço para não ficar com torcicolo.

Ninguém ganhou o prêmio naquele dia e o velho sábio explicou de maneira generosa e paciente ao povo que olhava ali bastante ansiosos,  ele  disse que ver aquele monte na sua posição correta era nada menos nada mais,  vê-lo como um monte torto. Só isso!

Ele concluiu que nós temos dentro de si, esse jeito, somos salientes, essa mania de querer consertar tudo que vemos pela frente, as coisas, as pessoas, o mundo e tudo a nossa volta, de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para um monte torto é extremamente importante enxergá-lo como um monte torto, sem querer endireitá-lo, pois é assim que ele é. Se você tentar “endireitar-lo” o velho monte torto, pode rachar e causar um acidente grave e acidentes não é legal, por isso é fundamental aceitá-lo como ele é no natural. Como um quadro, você não pode modificar um quadro, primeiro que ele perde seu valor e outro que você vai modificar o que não é seu.

Podemos fazer um link pelo que acontece nos relacionamentos interpessoais é comum um criar no outro expectativas próprias,  esperar que o outro faça aquilo que ele “sonha” e não o que o outro pode oferecer. Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão alcance dos outros. Porque temos essa visão de “consertar” o que achamos errado?

Isso é normal de todo ser humano, é por que a trave que está nos nossos olhos não enxergamos, mas a trave de quem está ao nosso lado é fácil enxergar, julgar é muito fácil, se autojulgar que é a chave da questão. Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.

Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor. O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer. Se uma arvore cresce torta e Deus a deixa assim quem somos nós para concertar o erro de outro?

Não criei mais dificuldades no seu relacionamento, se vemos as coisas com uma outra pespectiva, muitos dos nossos problemas deixam de existir, sem mágoas, sem brigas, sem ressentimentos.

E para terminar, olhe para você mesmo com os “olhos do ver” e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez.  Estabeleça metas, objetivos, alvos..Pode ser que seu monte seja torto aos olhos de quem vê , mas pode ser o maior, o mais bonito, o mais perfumado da região, e isso, não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.

Pense nisso!

Abraços a Todos
Thiago Bastos

2 comentários:

Anônimo disse...

Thiago observo que vc "cresce" a cada dia. Vivemos realmente nessa incessante busca por endireitar os tortos montes que surgem em nossas vidas. Mas tb vejo que estes mesmos montes tortos nos trazem um grande aprendizado, e embora tortos aos olhos de quem os vê, têm as suas virtudes. O monte torto faz a gente ter uma outra perspectiva, num sentido de olhar por "outro ângulo". O bom de tudo mesmo é que os montes tortos, embora tortos são sempre especiais.
Abraços,

Daisy Carvalho

Thiagø disse...

Obrigado amiga, fiquei muito feliz com sua presença ao vosso blog, volte sempre que quiser.

Abraços carinhosos do seu sempre amigo e psicologo...rsrd

Thiago Bastos