Pages

domingo, 1 de janeiro de 2012

O consumismo e os valores.


Observe que a propaganda não deixa claro o valor do carro, ela usa sua persuação de maneira sútil e leve,  cativa a pessoa a ir a um revendedor procurar saber o valor do carro, ou seja desperta a curiosidade  e mostra que o que vale em um carro é o custo e não o valor material, por que valores podem cair por terra nessa humanidade de consumo extremo, então eu me pergunto, por que não manter esse nível de propaganda hoje?  Mostrar a potência do carro já é clichê, mostrar que o carro é lindo já ficou desgastante, mostrar que o carro é o melhor do mundo é um chute no saco.

Podemos mostrar que o carro serve para levar as crianças na escola, que serve para pegar sua esposa no trabalho, que serve para não se molhar em um dia de chuva, que serve para você ouvir uma música romântica com quem você ama em quanto se sente livre dirigindo serve também para sua autoestima e uma infinidade coisas mais, isso não mostraria exatamente para que serve um carro? O custo que a pessoa vai ter ao compra-lo também pode entrar nessa lista, mostrar em uma propaganda o planejamento financeiro que ela precisa fazer para comprar um carro não seria um diferencial?

Se vocês observarem bem carro atualmente é que nem cueca, você sempre tem várias, todas de cores e formatos diferentes,  então por que ridicularizar um bem tão importante e essencial? Olhando mais profundamente um carro serve também para dar uma carona a alguém perdido na estrada, um carro direciona sua vida e a de outros,  subir a serra e ver a paisagem que quase sempre nem percebemos também pode ser i uma boa ideia de venda do produto, esse nicho de mercado é essencial quando queremos surpreender nossos clientes com coisas que diferenciem nós dos concorrentes,  podemos direcionar a propaganda sem ser clichê ou repetitivo demais, por que queremos clientes e não pessoas alienadas ( Na verdade queremos pessoas alienadas sim, mas não deixem eles perceberem isso..rsrs ), entende o que quero dizer? não estou querendo mudar a forma de propaganda no Brasil que diga-se de passagem é uma das melhores no mundo, ( na verdade eu quero )..rsrsr,  longe de mim isso, mas, coisas que despertem a curiosidade e o interesse do público alvo não chamaria mais atenção?

A pergunta é pertinente e dentro de uma realidade social que está chegando a loucura de consumos exacerbados, a dúvida pode ser debatida as pessoas que lêem o meu blog, o que vocês acham disso? é melhor vender um produto ou uma ideia? Estou errado ou o caminho de raciocínio é correto? Falo de algo relevante, nada do que falei é fora da realidade. Preciso dos seus comentários e criticas,  a propaganda acima é muito boa, ela é direta e objetiva e deixa uma dúvida sadia no ar ( merchan da sadia.rsrs ) , qual o valor real do carro? Procure seu revendedor...


Deixem suas criticas ou dúvidas.

Abraços e Feliz ano Novo a todos.

Thiago Bastos

Abraços

6 comentários:

Anônimo disse...

Válido e pertinente comentário, contudo devemos atentar que o mercado publicitário demanda, a nível de produção texto-visual, o que o público alvo tende a se interessar... pra quem compra carro é válido a informação técnica acerca do "bem" (palavra entre aspas, pois não sei se se aplica mais a um veículo - hoje objeto comum).
Todo o valor agregado deve ser atribuído pelo dono, cabe àquele que deseja dimensionar sobre o objeto seus ideais. Em resumo: seria interessante e realmente diferente vender uma idéia quando o assunto é carro, mas daria resultado?
Como ex-frequentadora de rodinhas de pub's penso que idéia é perfeita pra ser atribuída a campanha de Whisky, cigarro e casa própria.
Fica a dica!
Milena Guimarães

Thiagø disse...

Obrigado Milena pela sua visita, agradeço seu comentário, gostei muito, também fiquei feliz com a ideia de usar isso com cigarros Whisky e casa Própria.

Vou estudar essa possibilidade e dividir os lucros com você..rsrds

Boa Sorte em sua vida, e obrigado mais vez pela visita.

Abraços

Thiago Bastos

cowboy disse...

Poxa que legal existe muitas variaçoes em relaçoes a publicidade,e um dos maoires susseço do publicitário é inovar, ter sempre algo diferente para mostrar, e tudo que traz novidade sem dúvidas é susseço absoluto! parabéns pela inovação de pruduto de publicidade! parabéns pura...kkkk abraços!

Thiagø disse...

Opa, André, quanto tempo não te vejo cara, estou com saudades suas, obrigado pela visita e pelo comentário, fico feliz que gostou da ideia, tenho muitooo que aprender ainda, estou engatinhando ainda no ramo publicitário. O bom é que cada dia aprendemos algo novo e com isso evoluimos sempre.

Abraços e boa sorte em sua vida cara, você merece.

Thiago Bastos

Anônimo disse...

Grande Thiago, vc citou vários aspectos que devemos observar ao comprar um carro, seja ele o suposto Maverick ou qualquer q seja o carro nos tempos de hj. + fiquei inculcado com a pergunta no final do video:
-pergunte quanto custa não quanto vale.

Isso me da a idéia q o carro possa custar 100 e na verdade valer 50.

abraços Migaleto.

Thiagø disse...

Valeu miguelaite por sua visita e comentário, é bom ver os amigos nem que seja virtualmente.


Abraços e volte sempre.

Thiago Bastos