Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quando as pessoas nos irritam






RECENTEMENTE, certo turista no Oriente avisou ao gerente do hotel que seu relógio sumira. Depois de algum tempo, visto que o relógio não apareceu, o turista convenceu-se de que o gerente não fizera caso de sua reclamação. Irritado, jogou pela janela do seu quarto no 18.° andar todas as suas roupas, um cesto de lixo e um aparelho de TV, dentro da área da piscina lá embaixo!

Alguma vez já ficou tão frustrado com outras pessoas que teve vontade de reagir com violência? Muitos já ficaram. Outros ficam mudos quando ofendidos, pensando: ‘Nunca mais falarei com ele!’ Isto aconteceu numa pequena cidade das Filipinas, onde dois homens disputavam a posse dum terreno. Por longo tempo um não falava com o outro. Mas, é este tipo de comportamento o melhor para se lidar com a situação quando as pessoas nos irritam ou ofendem?

Tais reações só agravam o problema. O turista, com a sua fúria, não recuperou o relógio; mas deve ter recebido uma boa conta pelos prejuízos que causou. O silêncio dos dois vizinhos não solucionou o problema do terreno; causou, isto sim, amargura e embaraço para suas famílias, amigos e vizinhos. Certamente, deve haver uma solução melhor!


Prometeu-lhe alguém fazer algo e depois não o cumpriu? Ou, já marcou um encontro com alguém que não apareceu? Certamente tais experiências são irritantes. Entretanto, são tais desapontamentos boas razões para a ira descontrolada ou o gélido silêncio?

“O amor . . . espera todas as coisas.” Por isso, em vez de desistir de nossos amigos quando nos sentimos desapontados com eles, por que não — reconhecer que seus motivos talvez sejam bons, embora sofram a imperfeição humana? Isto é uma coisa amorosa a fazer, e pode levar a ajudá-los a não nos desapontarem na próxima vez.

Que Dizer de Falhas Repetidas?





Os problemas, naturalmente, nem sempre são resolvidos com apenas um lembrete. Como os pais bem sabem, as crianças usualmente têm de ser ensinadas vez após vez sobre um mesmo ponto antes que finalmente a instrução penetre. O mesmo pode ser verdade quanto aos adultos.


Nós também reagiremos adequadamente às irritações repetidas a que outros possam sujeitar-nos, Seremos capazes disso se cultivarmos o amor,  a brandura e a humildade mental que é difícil nos dias de hoje.

Ao lidar com tais situações, no entanto,  Se nossos amigos ou vizinhos, ou parentes, ou namorados ou maridos nos irritam, provavelmente de vez em quando nós os irritamos também. Quão excelente é lidar com as ofensas deles contra nós da mesma maneira que gostaríamos que tratassem as nossas ofensas contra eles — com amor, brandura e humildade!

O reconhecimento de nossas próprias imperfeições nos ajudará ainda de outro modo.  Somos limitados neste aspecto. Se nos sentimos feridos ou irritados, pode ser que tenhamos entendido mal a situação e que realmente nada de mau fora intencionado contra nós. Por exemplo, no caso mencionado na introdução, o turista estava enganado. O gerente havia tomado providências e a polícia de fato investigava o caso.
Mesmo convencidos de que temos razão, ainda assim devíamos ser humildes. Isto torna muito mais fácil para o outro desejar corrigir qualquer mal que possa ter feito manejar o problema com brandura e humildade é muito difícil mas não impossível.

Foi isto o que aconteceu com os dois homens que recusavam falar-se por causa do problema do terreno. Após longo período sem se comunicarem, inesperadamente sentaram-se juntos numa condução pública. Um deles foi suficientemente humilde para pedir desculpas de sua atitude errada. Isso ‘quebrou o gelo’ e os dois se abraçaram. Agora o problema deles podia ser resolvido de modo pacífico, sem causar amargura e embaraço aos que os rodeavam.— amor, brandura e humildade — podem melhorar nosso relacionamento com outros. Quando as pessoas nos irritam, estas qualidades podem ajudar-nos a lidar com a situação de maneira construtiva, usualmente com resultados felizes. Certamente são qualidades das quais, pensando bem, nenhum de nós pode prescindir!
“Não fazendo nada por briga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considerando os outros superiores a vós, não visando, em interesse pessoal, apenas os vossos próprios assuntos, mas, também, em interesse pessoal, os dos outros.”

Fica ai a dica
Dúvida e Sugestões
tchumidjo@gmail.com

3 comentários:

Julia disse...

Ótima dica, seu blog é uma fonte de conhecimento.

Sempre vejo seus posts e sempre levo isso pra minha vida e sempre dá certo.

Que Deus abençoe seus caminhos.

Sua amiga de hoje e de sempre
Julia Pinheiro

Thiagø disse...

Opa Julia, tava sumida você, obrigado pelo comentário e volte sempre que quiser.

Abraços

Beatriz Pires disse...

Amei a foto do bêbê irritado...kkkkkkkkkkkk ri muito

beijos amigo