Pages

domingo, 27 de novembro de 2011

Experimente a culinária da Tailândia

Fiz uma pesquisa e descobri que a culinária Tailândesa é muito interessante
 Deixem seus comentários
 Thiago Bastos
 tchumidjo@gmail.com

AO PASSEAR por uma rua movimentada em Bangcoc, Tailândia, pode ser que de repente você se sinta atraído por um aroma irresistível. Ao ar livre, bons cozinheiros estão preparando pratos típicos da culinária tailandesa. Depois de sentir os cheiros tentadores e ver as cores atraentes dessa deliciosa comida, você talvez sinta muita vontade de experimentá-la.

O atrativo da cozinha tailandesa está na combinação de ervas, raízes, folhas e sementes, todas cuidadosamente selecionadas. Essas produzem uma mistura de aromas e sabores doces, azedos, salgados, amargos e apimentados, que tornam muito difícil passar por perto sem ao menos provar um pouco. Como a Tailândia chegou a ter uma culinária tão incomum? A resposta está num passado distante.
Uma mistura internacional de sabores




A Tailândia encontra-se num cruzamento de rotas na Ásia. Durante séculos, pessoas da China, do Laos, do Camboja, da Indonésia, da Europa e de outros lugares passaram pela Tailândia e muitas delas se estabeleceram ali. Essas pessoas trouxeram os pratos típicos de sua terra natal, e os sabores e aromas dessas diferentes comidas se tornaram parte da culinária da Tailândia.
Há muito tempo, não se sabe exatamente quando, viajantes da Índia ensinaram os tailandeses a usar o caril (curry) ao cozinhar. No século 16, os portugueses introduziram pimentas e talvez tomates. Hoje, a gastronomia tailandesa é bem diversificada, mas a maioria das refeições inclui uma variedade de pimentas amarelas, verdes e vermelhas com pastas de caril dessas mesmas cores. Essa combinação de caris e pimentas dá à culinária tailandesa os ricos sabores característicos das comidas orientais.
Muitos pratos, muito mais sabores




Uma refeição típica da Tailândia tem vários pratos, que podem incluir sopa, salada, stir-fry (prato preparado fritando-se ligeiramente os ingredientes), caril e molhos para acompanhar a comida. Um item indispensável às refeições é o arroz fumegante. Depois vem a sobremesa, que pode incluir doces feitos à base de açúcar e ovos. A polpa e o leite de coco também são usados para fazer doces típicos.
Um fator importante para uma boa comida em qualquer lugar é que os ingredientes sejam frescos, e na Tailândia eles são encontrados facilmente. Os mercados nas cidades vendem frutas, hortaliças e peixe frescos, além de temperos como capim-limão, coentro, alho, gengibre, galanga, cardamomo, tamarindo e cominho. Nesses mercados você também vai encontrar muitas pimentas e limões, que são ingredientes importantes dos pratos tailandeses.
Caso esteja visitando a Tailândia ou queira provar a culinária tailandesa perto de casa, experimente tom yam goong — uma sopa acre e picante de camarão que é uma especialidade da Tailândia. Outras boas opções são salada picante de mamão, harussame (macarrão transparente) com frango ou pato assado, carne de porco desfiada ou peixe marinado. Ma ho, que significa “cavalos a galope”, é uma mistura de carne de porco, camarão e amendoim servida em abacaxi fresco e decorada com pimentas vermelhas e folhas de coentro. Para finalizar a refeição, experimente uma sobremesa feita com um tipo especial de arroz (glutinoso), leite de coco e manga.
Qual é o melhor jeito de comer a comida tailandesa? Conforme o costume de algumas partes do país, você deve usar os dedos para fazer bolinhas com o arroz glutinoso especialmente preparado, mergulhá-las em molhos e jogá-las na boca. Ao comer os pratos que têm macarrão, talvez prefira usar os tradicionais pauzinhos orientais. Mas caso se atrapalhe com eles, você pode sempre recorrer ao garfo e à colher.
Ficou com vontade de experimentar a culinária tailandesa? As iguarias desse lindo país asiático podem revelar um mundo de sabores a ser explorado — o da deliciosa cozinha oriental.

2 comentários:

Fernanda disse...

Um homem que gosta de culinária, difícil de encontrar, valeu pela dica.

Ótimo blog.

Beijos

Thiagø disse...

Pois é, tive que aprender a gostar, morar sozinho não é fácil..rsrs

Abraços querida e volte sempre.

Thiago Bastos