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quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

E continua...

Para começar vamos entender para que serve e o que significa um slogan:

Se comunicar é agir sobre o outro, quando se comunica não se pretende apenas que o sujeito receba e compreenda a mensagem, mas que esta seja aceita. A argumentação já era objeto de estudo na Antigüidade Grega, pois o homem sempre usou a linguagem não apenas para se comunicar ou informar, mas, sobretudo, para agir e persuadir.

O termo "slogan" vem do gaélico, língua do povo celta, e significa “grito de guerra”, “«slugh-ghairm»”. Por volta do século XIV, os ingleses adotaram o termo para transformá-lo, no século XIX, em divisa de partido e, a seguir, em palavra de ordem eleitoral. Os americanos deram ao termo o sentido de divisa comercial, e é com esse sentido publicitário que a palavra chegou à França, por volta de l927, adquirindo, em seguida, um sentido político. Assim, foi usada por pregoeiros ambulantes, nas legendas e nas insígnias, até se identificar com anúncios de jornais, revistas e outdoors. Através de procedimentos de construção do discurso publicitário, pode-se afirmar que a publicidade é muito mais do que um mecanismo de venda; é um espelho da sociedade, na medida em que reflete valores sociais e reconstrói arquétipos do imaginário de todos, o slogan impõe, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos e ideais, utilizando-se de recursos, sejam eles de natureza fonética, léxica, semântica ou morfossintática.

Thiago Bastos
Redator

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