Pages

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um menino e a entrevista

Certa vez pedro foi fazer uma entrevista de emprego, ele não estava muito animado para ocasião por que já tinha sido feitas milhares delas sem sucesso nenhum, mas, mesmo assim ele não desistia nunca de tentar mais uma vez, mesmo se um candidato fosse melhor que ele, ele não desistia, mesmo se o cargo não fosse compatível ele não desistia, mesmo se ele não tivesse se enquadrando no perfil da empresa ele não desistia. Pedro era um menino perseverante e audacioso, um pouco nervoso e empolgado demais, as ansiedades de Pedro talvez o atrapalhassem na escolha de uma boa profissão, mas ele não parava, sempre pensava que um dia, essas experiências e perseveranças fossem levar ele há algum lugar, a determinação dele era invejada por alguns, por que nunca tinha se visto alguém tão determinado a fazer uma coisa, mesmo tendo certeza que não podia passar, era um menino de fé.

Chegando no local onde ia fazer a sua quadragésima quinta entrevista, ele observou cada detalhe, os funcionários, que brigavam para ver quem batia meta, discutiam sobre futebol, sobre quem é o melhor, sobre quem é o mais babaca, e Pedro so os observava sem falar uma palavra, ele deixava que as coisas acontecessem de maneira natural,  com um pouco de angustia ele conseguiu decifrar o por que daquele comportamento dos funcionários,  uma vida de trabalho as vezes ocasiona stress e mau humor das pessoas, a repetição das tarefas, ouve sempre as mesmas coisas todos os dias, reclamações de clientes, reclamação dos funcionários superiores, pressão, .tudo isso era observado por Pedro e ele ia tirando um entendimento das coisas ao seu redor, logo ele concluiu que tudo não passava de stress.

Os candidatos iam chegando devagar, sempre também com suas ansiedades e dúvidas, sobre o futuro, sobre como será a vaga, sobre como é a polítca da empresa, alguns candidatos ligavam para seus maridos para avisar que tinha chegado bem, outros ficavam angustiados pela demora de serem chamados, outros falavam de experiências em outras empresas, e Pedro calado sem falar uma palavra so os observava,  aquilo deixava Pedro tenso e muito triste, por que ele não gostava de ver as pessoas naquele estado de nervo, mas mesmo assim se manteve calado para não chamar atenção.

Chega a hora de todos entrarem, uma mulher muito educada e amorosa chama todos para se dirigirem ao interior da loja, é uma loja com um interior apertado mas muito organizado, eram 12 pessoas no total, iam ser retirados 4 pessoas, subindo uma escada bem estreita chegamos na sala de reuniões, Pedro procura um lugar para sentar, e começa a entrevista.

A Psicologa muito atenciosa e bem explicativa fala dos detalhes da vaga e dá a Pedro e aos demais um teste para se fazer, ela quer ver a capacidade de agir sob pressão de cada um, todos, porém muito nervosos se empenham em fazer o teste no menor tempo possível, todos concluem a tarefa e chega a hora mais esperada da entrevista, a venda de um produto a sua escolha...


Pedro se estremece, fica frio e sem saber o que fazer mas mantém a calma, ele observa pacientemente todos os candidatos, que vendem de perfumes a baterias de celular biodegradáveis, todos querendo vender o que era melhor para o seu cliente, uns mostravam celular a prova dagua, outros mostravam salgadinhos, cada um falando as qualidades do produto e como convencer o seu cliente a compra-los, mas Pedro, onde estava Pedro nesta situação?

Ele aguardou todos os candidatos se apresentarem e foi finalmente a vez dele, Pedro estava muito nervoso e não sabia o que fazer no momento, ficou confuso por que tanta gente vendia tão bem seus produtos e ele ficou um pouco desnorteado, mas tomou a coragem e levantou, ele não tinha muitas ideias e pegou uma caneta, foi a primeira coisa que ele viu na frente, e decidiu vender a caneta, Pedro surpreendeu a todos, como assim uma caneta? Pedro disse que uma caneta serve para milhões de coisas, fazer uma carta de amor, amarrar o cabelo, jogar papelzinho em alguém, serve para assinar um cheque, falou que todos iriam precisar de uma caneta em algum momento da vida, é um produto que não é um carro, mas que todo mundo precisa ou vai precisar um dia,  não é caro, serve para seu escritório, para quando você for fazer uma prova na escola,  para sua faculdade, para escrever um recado, para assinar a compra de um imóvel, de um carro, uma series de coisas, com isso todos se assustaram no momento...

Um dos candidatos levantou a mão e perguntou - "Você tem  quais cores?" Pedro com humildade disse: No momento so tenho essa, mas quando minha empresa melhorar eu posso ter outras cores e te vendo assim que estiver disponível., e outro participante perguntou a Pedro, " Mas como posso saber que esse produto é melhor que outros?" Pedro mais uma vez pacientemente disse: "Uma caneta só serve para escrever não tem outra funcionalidade, você até pode fazer coisas com ela que não seja essa função mas o principal é escrever, o conceito não muda nunca, meu produto é único, e mesmo se houver um concorrente eu não perderei clientela por que todos vão precisar de uma caneta um dia na vida.

FIM

Pedro sou eu gente....Essa história aconteceu de verdade., e para piorar ainda mais eu não passei nessa entrevista.
Continuem Tentando sempre.
Boa sorte a todos.
Abraços




7 comentários:

LARISSA disse...

Linda essa história, você é um menino que sofreu muito na vida olhando seu blog dá para perceber isso, tudo que escreve é por que viveu.

Boa sorte pra você, uma pergunta, você é casado?

Eu sou meio assim mesmo não liga não..rsrs
Abraços

Thiagø disse...

Opa larissa, obrigado pelo post, eu não sou casado, moro sozinho. é tão ruim morar só...

Obrigado pela visita volte sempre.

Anônimo disse...

Mano, sou seu fã côcô duro !
Na boa... isso é um EXEMPLO de criatividade e esperteza sem igual !
Continue assim irmãozinho, forte abraço.
(:

Thiagø disse...

Valeu, vano brow, te gosto muito cara...

Abraços

Zeck disse...

É meu camarada, sabes que não sou de comentar em blog , mas abro uma exessao. Na vida real já complicado de se ser verdadeiro aqui no mundo virtual torna-se raro encontrar pessoas verdadeiras. A história do menino e a entrevista mostra que ainda existem pessoas qeu acrreditam, que correm atraz e principalmente, são verdadeiras. Não são só histórias, mas experiencias que partilha aqui com todos, continue assim... e sim, sou lento pra ler sim... rs! aquele abraço

Thiagø disse...

Valeu Zeck, meu amigo de sempre, nunca vou esquecer da ilha, "Adeus porto santo agora eu já vou, estou indo embora vou para salva vou para salvadorrrrrrrrrrrr"

Dei duasssssssssssssssss
Valeu amigão
ABRAÇOS

Anônimo disse...

Sua história me comoveu, eu até chorei, continue assim sempre... Não podemos nunca desistir de nosos sonhos, um forte abraço e muito mas muito boa sorte na vida....

Beijos