Pages

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Primeiros socorros domésticos — quão preparado(a) está?


SABERIA o que fazer se um de seus entes queridos se ferisse? Há muitas situações em que pronta ação pode poupar muitas dores e até mesmo salvar uma vida. Alistamos abaixo algumas medidas de primeiros socorros que poderá tomar. Verifique sua preparação:




✔ CORTES — Se alguém receber sério corte, comprima imediatamente sobre ele grosso pedaço de pano limpo, segurando-o com a palma da mão. Se o sangue encharcar o pano, não o remova (isso mexeria em úteis coágulos sangüíneos que talvez se tenham formado), mas coloque camadas adicionais de pano limpo sobre a anterior e continue a exercer pressão direta com a mão, com ainda maior firmeza. Elevar um braço, perna ou pescoço feridos (erguendo-o acima do nível do coração da vítima) ajuda a reduzir a pressão sangüínea para o local ferido e reduz a perda de sangue. Não se recomendam mais os torniquetes, visto que podem provocar grave dano aos tecidos.



✔ QUEIMADURAS — Na queimadura que torna avermelhada a pele (a de primeiro ou segundo grau), imerja a área queimada em água fria (não em água gelada) ou aplique panos limpos que tenham sido umedecidos em água gelada, e torcidos. Não se apresse em retirar a parte queimada da água; recomenda-se que seja deixada ali por uma hora ou mais. Daí, seque-a brandamente e cubra-a com pano limpo com uma bandagem protetora. Numa queimadura grave, evite usar um preparado anti-séptico, linimento ou ungüento, ou remédio caseiro. Se a queimadura tostar ou enegrecer a pele (queimadora de terceiro grau), não ponha água nem nenhuma outra coisa sobre ela; usualmente é melhor levar a vítima a um hospital logo que possível
Uma queimadura alcalina do olho (causada por agente limpador de canos de esgoto, forte detergente para lavar roupa ou louça, ou outra solução de limpeza) é extremamente perigosa, visto que os tecidos do olho podem ser destruídos e assim se perder a visão. Como se da no caso de outras queimaduras dos olhos, inunde o olho cabalmente de água por quinze minutos. O melhor meio de fazer isto é pedir que a vítima vire a cabeça para o lado; daí, segure as pálpebras abertas, derrame a água pelo canto interno do olho em direção ao externo. Depois disso, deve remover quaisquer partículas soltas das substâncias químicas secas deixadas no olho por removê-las cuidadosamente com o cantinho dum lenço limpo.





✔ VENENOS — Infelizmente, na maioria das casas, há muitos venenos que uma criança pequena pode comer ou beber. Alguns deles são a gasolina, tinta, detergentes e soluções de limpeza. O que deve fazer se seu filho engolir algum deles? A menos que a criança tenha convulsões, ou fique desmaiada, a primeira coisa a fazer é dar-lhe água ou leite, para diluir o veneno. Então deve decidir se deve induzir o vômito ou não. No caso de certos venenos fortes, isto não deve ser feito, uma vez que provocarão outras queimaduras nas já queimadas passagens aéreas e alimentares. Alguns destes são fortemente ácidos (como limpador de vasos sanitários), fortemente alcalinos (como limpador para canos de esgotos) ou qualquer produto de petróleo (como polidor de móveis).
Quando é conveniente o vômito, pode provocá-lo por coçar o fundo da garganta da criança ou lhe dar um fluido nauseante, tal como leite de magnésia e água, ou mostarda com água.



✔ LUXAÇÕES E DISTENSÕES — Uma luxação é um ferimento do tecido macio em torno duma junta, ao passo que a distensão resulta de emprego exagerado dum músculo, por exemplo, esticar ou lesar um músculo das costas por erguer incorretamente algo.
Usualmente a luxação ocorre nos tornozelos, dedos, pulso ou joelhos. A área incha e qualquer tentativa de movimento é dolorosa. No caso da luxação dum joelho ou tornozelo, os primeiros socorros exigem que a vítima não se apóie mais nos seus pés, e que se envolva a área ferida num travesseiro e a eleve. (É bom manter elevada a parte ferida pelo menos por 24 horas.) Em todos os casos, recomenda-se aplicar compressas de água fria ou colocar pequena bolsa de gelo triturado na área afligida (mantendo um pano entre o gelo e o braço ou a perna). Não mergulhe o membro quer em água quente ou água gelada.
O melhor tratamento para costas distendidas é o repouso no leito, o calor e umas tábuas sob o colchão para se ter apoio firme. As aplicações de calor e de compressas quentes são de ajuda em outras distensões.
Uma das “primeiras coisas” amiúde esquecidas nos primeiros socorros é oferecer algumas palavras bem escolhidas de encorajamento e conforto. Manter seu ente querido ferido bem calmo é amiúde um dos melhores primeiros socorros que pode lhe dar até que possa levá-lo a um médico.

Um comentário:

Enrique disse...

Muto boa as dicas, seu blog é muito bom.

Grande abraço

Enrique Gomes